domingo, 20 de maio de 2012

Faturas da concessionária podem ter falhas e erros


O volume de faturas emitidas mensalmente por uma concessionária de energia é enorme. As menores concessionárias devem lidar com volumes na casa do milhão de faturas, e as maiores centenas de milhões. Por mais automatizado que sejam os processos, por mais maduros que eles sejam, ainda assim vão existir erros.
Trabalhei durante muito tempo em um provedor de acesso a Internet. Lá era responsável entre outros pelos sistemas envolvidos com o faturamento e cobrança. Cadastro de clientes, contabilização de uso para a cobrança, emissão das cobranças, conciliação bancaria, etc. O volume de faturas mensais processadas era de alguns milhões. Existia um nível de automação muito grande. A única parte manual do processo estava no momento do cadastro do plano quando o cliente contratava ou alterava os seus serviços. Todo o resto, contabilização de uso, faturamento, etc, era feita por sistemas automatizados. E mesmo assim, mensalmente, tínhamos erros para alguns clientes.
Acontece que os processos são feitos por pessoas, e estas são falíveis. Mesmo os sistemas são escritos e operados por pessoas, então a chance de falha dentro deles também existe. Se formos pensar bem sobre as probabilidades, as chances de acontecerem erros, mesmo sendo estas bem baixas, teremos a ocorrência de um número considerável de erros. Por exemplo, se a probabilidade for de 0,01%, no processamento de 1 milhão de fátuas teremos a chance de ter 100 faturas erradas.
Analisando um pouco mais de perto o processo de faturamento de uma concessionária vemos que existem alguns pontos deste que ainda são manuais, e por essa razão aumentam ainda mais a chance de erros. Vou apresentar o que conheço deste processo visando clientes de média e alta tensão, clientes onde estão instalados medidores eletrônicos com memória de massa.

Medição do consumo

A medição de consumo de energia elétrica é feita por um medidor eletrônico ligado na sua grande maioria das vezes a outros equipamentos chamados de TC’s e TP’s. A medição de média e alta tensão não pode ser feita diretamente porque os medidores queimariam pela alta tensão e demasiada corrente. Os TC’s e TP’s fazem o rebaixamento da corrente e tensão para níveis suportados pelos medidores. Isso determina que o medidor faça a medição de forma indireta, ele mede o que recebe dos TC’s e TP’s instalados. Então é necessário configurar no medidor uma constante de multiplicação que indica o quanto foi rebaixado de tensão e corrente. A medição feita pelo medidor deve ser multiplicada por este número para converter na medição real do consumo.
O cálculo e configuração da constante de multiplicação no medidor é um processo não automatizado. A relação dos TC’s e TP’s que estão sendo usadas é colocada no processo de forma manual. Não existe uma leitura eletrônica da relação de rebaixamento que evite algum erro humano de leitura, digitação e verificação.

Leitura mensal da medição

A leitura dos medidores ainda está sendo feitas de forma manual pela maioria das concessionárias. Uma pessoa vai a cada cliente com um computador, liga este ao medidor e lê a memória de massa para o computador. Depois todas as leituras feitas pelo computador são inseridas no processo de faturamento mensal.
Os riscos de falhas dependem da automatização e processos de verificação feitos nas transferências destes arquivos dos computadores para o sistema de faturamento. Isso depende muito do sistema empregado e dos processos internos.
Algumas concessionárias já instalaram leituras remotas que ligam diretamente o medidor a seus sistemas de faturamento reduzindo assim possíveis falhas e erros humanos no processo.

Sistema de faturamento

Processamento do faturamento que contabiliza o consumo e gera o valor mensal a ser pago. Este é um programa, ou conjunto de programas de computador que são escritos por pessoas, programadores. As dificuldades estão na complexidade dos planos tarifários, e que sofreram alterações no ano passado. Mas a principal dificuldade está em testar este sistema com todas as possibilidades e variações existentes nos planos comerciais. O processo de faturamento é um processo crítico para a empresa. Os volumes de dados processados são enormes. Conseguir simular todas as possiblidades leva muito tempo. Ficam nos sistemas erros sutis que só serão detectados em um volume de testes muito grande. Sendo muito comum de estes erros serem detectados somente pelos clientes afetados por eles.
Temos observado que apesar de já ter se passado 1 ano da entrada em vigor da nova norma de faturamento da Aneel, algumas concessionárias ainda não adequaram completamente os seus sistemas de faturamento para as novas regras. Em alguns casos prejudicam o cliente, em outros, a si mesmas. Vimos concessionárias que não estão cobrando a energia reativa capacitiva no horário capacitivo mesmo que esta esteja sendo consumida em excesso. Vimos concessionárias cobrando a multa de reativo excedente pelo valor estabelecida da norma anterior. E outros casos que não me lembro no momento.

Cadastramento do cliente e plano contratado

O cadastramento de dados para o sistema de faturamento é manual. O atendente, vendedor, consultor, a pessoa da concessionária que faz o cadastro é que coloca os dados no sistema. E neste momento pode acontecer alguma distração, engano, ou mau entendido que possa inserir algo que gere uma fatura errada.

Processos manuais

Quanto maior a empresa, quanto mais pessoas estejam envolvidas, quanto mais impessoal se torne o processo, maiores são as chances de ocorrerem erros. As pessoas podem se distrair, podem ter seus problemas que diminuam a sua atenção, e quando maior a empresa, em geral o compromisso deles com o processo é menor. Também os volumes são maiores, tem mais coisas para fazer, e a pressão cresce, diminui o tempo para conferir cada detalhe, e tem mais coisas para serem conferidas.
É preciso entender que erros vão acontecer. As chances diminuem, em compensação os volumes aumentam. As empresas sabem disso e para tal colocam serviços de atendimento aos clientes.
E os clientes, eles também devem ficar atentos aos erros. Devem verificar se a fatura que recebeu está de acordo com o que deveria ser. O cliente é o maior interessado.

Importância do IPLENIX ENERGIA

Portanto a verificação mensal da fatura de energia elétrica é fundamental para todas as empresas. O IPLENIX ENERGIA é importante para que a empresa use a energia elétrica com mais racionalidade, evitando desperdícios. E também é muito importante para validar o que o seu fornecedor, no caso a concessionária de energia está cobrando, se realmente é o que deveria estar sendo cobrado.

Conheça em www.iplenix.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário