terça-feira, 5 de junho de 2012

Mais um caso de desperdício de energia







O IPLENIX está postando em seu blog alguns casos reais de desperdício de energia elétrica que foram identificados em algumas empresas. Queremos que outras empresas conheçam estes casos para que seja mais fácil para elas identificarem seus próprios desperdícios, e com isso ganharem em eficiência, e reduzirem seus custos. 

O IPLENIX ENERGIA quer o melhor para a sua empresa e para todos nós.

O setor financeiro de uma empresa percebeu que o valor da fatura mensal de energia elétrica subiu muito em determinado mês. Conferindo a fatura verificaram que a causa era o aumento de consumo, nesta fatura o consumo era razoavelmente maior do que o consumo feito pela empresa em meses anteriores. Os responsáveis pela gestão da empresa não compreendiam o porquê deste aumento, pois nada havia mudado nos processos produtivos. Portanto este aumento não poderia ter acontecido. Buscaram ajuda especializada. Fizeram medições a procura de alguma fuga de energia como curtos circuitos em suas máquinas e instalações, algo que pudesse explicar este aumento considerável de consumo. O tempo foi passando e nenhuma causa foi descoberta.

Por alguma razão qualquer um dos gestores foi obrigado a ir à empresa tarde da noite, passado da meia-noite. Chegando lá, logo que entrou sentiu que estava mais fresco no lado de dentro do que na rua, como se o ar condicionado estivesse ligado. Ele se lembrava de ter desligado o ar condicionado central quando saiu naquele dia. Foi conversar com o vigilante noturno que era novo na empresa e descobriu que este ligava o ar condicionado porque sentia muito calor na sala da recepção onde ficava a maior parte da noite. Esta conversa foi esclarecedora. Finalmente foi descoberta a causa do aumento do consumo de energia. Desde que este vigilante noturno começou a trabalhar na empresa o ar condicionado central passava a noite toda ligado, refrescando não só a sala da recepção, mas toda a empresa. A solução foi instruir o vigilante a deixar o ar condicionado desligado. Desta forma a conta de energia elétrica voltou ao seu valor normal.

Este caso ilustra bem como a falta de acompanhamento diário do consumo de energia permite desperdícios. E como é difícil encontra-los sem as ferramentas certas. Durante o processo de busca foi gasto tempo e dinheiro, e mesmo assim a causa do aumento de consumo só foi descoberta por acaso.

Com o acompanhamento diário feito pelo IPLENIX ENERGIA este tipo de situação pode ser identificada no momento em que ocorrer. Com a correta configuração dos alertas o IPLENIX ENERGIA pode fazer o monitoramento do consumo a cada 15 minutos enviando um e-mail quando o consumo estiver fora do padrão definido para os horários especificados, podendo ser monitorados consumos excessivos e consumos abaixo do esperado. No dia seguinte a primeira noite do novo vigia noturno já se teria notado o aumento do consumo de energia elétrica, e teriam sido tomadas providencias. Desta forma o valor da fatura de energia elétrica no final do mês teria vindo com um pequeno aumento somente, e todo o dinheiro e tempo investido na busca pela causa do consumo excessivo teriam sido poupados.

Conheça mais sobre o IPLENIX ENERGIA em www.iplenix.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário