quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Irrigação com telemetria e monitoramento eleva o padrão de qualidade dos serviços prestados


Fomos procurados por uma empresa que fabrica equipamentos de controle de irrigação. O objetivo deles era oferecer uma solução simples e confiável para fazer o monitoramento remoto dos seus sistemas de irrigação. A empresa é a Hidrosense que tem como seu lema a “Irrigação na Medida Certa”. Eles comercializam diversos equipamentos relacionados com irrigação, tanto para o plantio alimentício, quanto para jardins. Eles desenvolveram e comercializam um equipamento controlador de irrigação chamado controlador MRI que controla de forma inteligente a oferta de água para as plantas levando em conta a umidade do solo.

O primeiro contato deles sobre este projeto foi com um parceiro nosso, a ABS Ltda que desenvolve modems celulares dedicados à telemetria. Como o objetivo deles era oferecer algo simples para o próprio cliente instalar, usar a rede celular para o monitoramento remoto pareceu ser a melhor opção. O primeiro desafio para eles foi adicionar ao controlador MRI algumas características fundamentais para este tipo de solução de telemetria via rede celular que são a possibilidade de transferência de dados usando a Internet, e uma memória de massa que armazene os dados durantes os períodos em que a rede celular está inacessível. Os modems de telemetria da ABS Ltda foram planejados para isso e, portanto se encaixavam perfeitamente na solução. Havia apenas uma adequação a ser feita. O controlador MRI usa um protocolo de comunicação um pouco diferente do usual, ele escreve strings de caracteres sua porta seria RS232/485 a cada 3 minutos contendo os dados lidos dos seus sensores. No modem foi feita uma alteração em seu firmware para receber esta string e registrar na memória de massa como uma leitura feita. Complementando a solução, o modem selecionado possui entradas analógicas e binárias de leitura onde pode ser ligados outros tipos de sensores como hidrômetros, sensores de ph, sensores de fluxo, etc, oferecendo a possibilidade de instalar em cada cliente conjuntos diferentes de sensores que se apliquem a cada caso.
Uma vez integrando o controlador MRI com o modem ABS faltavam os outros componentes de soluções de telemetria e monitoramento remoto. A Hidrosense poderia ter adquirido um sistema Supervisório para montar a sua solução. Seria necessário um grande investimento para isso no que diz respeito a compra de licenças do programa supervisório. Seria necessário o desenvolvimento do driver de leitura dos dados, seria necessário o desenvolvimento da interface de apresentação dos dados e geração dos relatórios. Também a parte de geração de alertas demandaria contratação de desenvolvimentos, e para enviar alertas por SMS seria necessário contratar algum fornecedor deste serviço. Somado a isso seriam necessários investimentos em computadores e hospedagem destes computadores em algum datacenter para evitar paradas do sistema por razoes tolas como faltas de energia e/ou de conectividade com a Internet que ocorrem quando os servidores ficam hospedados no próprio escritório da empresa. Todo este investimento inviabilizaria a possibilidade da Hidrosense oferecer esta solução para seus clientes.

O serviço se tornou possível com a entrada do Iplenix como parte da solução. Aportamos muito conhecimento sobre o assunto de integrar com a Internet equipamentos eletrônicos de medição e controle, e mais toda a nossa plataforma de soluções de telemetria já instalada e operando na nuvem. Bastou montarmos o driver de leitura dos dados do controlador MRI, o que nos consumiu menos do que uma tarde, e lá estava disposição nas páginas da web. Desta forma foi muito simples para a Hidrosense compreender que éramos a melhor alternativa para eles. Uma vez feita a leitura remota dos dados passamos para a etapa de adaptação das páginas do nosso site para adicionar relatórios e funcionalidades especificas desta aplicação de irrigação. A primeira delas foi personalizar o site com o logotipo da Hidrosense. A segunda foi a adição de uma tela de configuração especifica para os equipamentos da Hidrosense onde podem ser indicados quais tipos de sensores estão instalados em cada ponto de monitoramento tais como hidrômetros, medidores de fluxo, ph, etc, e como eles devem ser apresentados nos relatórios. Com estas adaptações rápidas a solução estava concluída e pronta para ser colocada em um cliente real.

A primeira instalação em um cliente final foi feita para uma empresa que instala e mantém jardins verticais em fachadas de prédios urbanos. Eles têm vários destes jardins espalhados geograficamente. O monitoramento remoto é fundamental para o sucesso por ser uma situação sofisticada. Por ser vertical a irrigação é mais sensível diferente de plantas horizontais. O monitoramento remoto usando a rede celular também é viável por estar em região urbana que oferece os serviços de dados por celular. Estes jardins verticais são pequenas plantações que precisam de irrigação controlada de qualidade para que se mantenham vivos e lindos embelezando as fachadas para as quais foram contratados. O custo com perdas por falhas na irrigação podem ser enormes por se tratarem de estruturas sofisticadas e plantas especiais que dificultam a substituição. As alternativas que deles para manter o monitoramento destes jardins antes da existência desta nossa solução eram caras e arriscadas. Podiam se fiar nos responsáveis pela manutenção dos prédios onde os jardins estão instalados, mas esta não é uma responsabilidade destas pessoas. Podiam manter rondas feitas por equipes visitando os jardins com grande frequência para garantir a detecção rápida de problemas, porém o custo disso é bastante elevado.

Todo o sistema funcionou a contento nesta primeira instalação. As leituras estão sendo realizadas a cada 5 minutos. Os dados estão todos disponíveis pela Internet. Cada cliente tem acesso somente aos dados das suas instalações, e a Hidrosense tem acesso a todos.  Com bem pouco tempo da disponibilidade deste serviço já temos diversos pontos de monitoramento instalados.


O que fez diferença para viabilizar esta solução foi a forma como o Iplenix oferece o serviço na nuvem de computadores, cobra por ponto instalado, ou seja cobramos apenas pelo controlador que estiver sendo monitorado, a Hidrosense evitou os investimentos em licenças,  desenvolvimentos e servidores. Também evitou ter custos de datacenter para montar uma estrutura para suportar o serviço. Com o Iplenix a Hidrosense só paga pelos pontos que tiver vendido para seus clientes. E completando a solução, o Iplenix faz a gestão dos chips de dados das operadoras celular e aluga os chips para a Hidrosense. Desta forma eles só se preocupam com o seu negócio deixando com o Iplenix toda a gestão e operação da parte de telemetria, monitoramento remoto, operação e manutenção do site, e geração dos alertas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário